Siga Nosso Blogger

Chia. Aprenda Tudo sobre essa semente.




Prepare para conhecer tudo sobre essa semente que vem do sul do México e promete uma série de benefícios para nossa saúde.
A chia pode ser encontrada em forma de óleo que pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, em forma de farinha ou em forma de grãos que podem ser adicionados em sucos, vitaminas, bolos, tortas, etc...
A porção diária recomendada é uma colher de sobremesa(equivalente a 25 gramas). Essa porção contém em média 164 calorias.
A semente de chia contém 40% a mais de fibras que a aveia, por isso quando ingerida com líquidos ela traz saciedade e por isso é muito indicada para dietas de emagrecimento.
Entre as principais vantagens dessa semente está a grande quantidade de ômega-3. Cada 100 gramas de chia tem em média 8 vezes mais ômega-3 que um pedaço médio de salmão.
O ômega-3 ajuda a prevenir doenças cardíacas, reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, diminui o colesterol, ajuda a fortalecer o sistema neurológico, ajuda a combater a depressão e aumenta a absorção de nutrientes. Além disso 100 gramas de sementes de chia tem seis vezes mais cálcio que meio copo de leite integral, isso ajuda no combate a osteoporose.
Se já não bastasse todos esses benefícios, cada 100 gramas de semente de chia tem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por isso ajuda no combate da anemia.
A semente de chia contém também magnésio que ajuda no funcionamento do cérebro, vitamina A que melhora o sistema imunológico, combate o envelhecimento da pele e dos olhos, potássio que ajuda no combate as câimbras, algumas vitaminas do complexo B que ajuda no funcionamento do sistema nervoso, possui antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, possui manganês que estimula o crescimento dos ossos, zinco que melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão e cobre que facilita a absorção do ferro, ajuda na formação de elastina e colágeno.
Será que alguém tem dúvidas de que essa semente traz muitos benefícios para nossa saúde? Converse com seu nutricionista sobre como consumir de forma adequada, faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana e visite seu médico regularmente.

Comentários

Postagens mais visitadas